sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Apresentação FIC2016 Conservatório UFMG

     Nossa primeira apresentação no FIC 2016 foi um sucesso! Realizada em 15/09/2016, nossa apresentação foi no Conservatório UFMG. Após o Coral Comunicanto, subiu ao palco o Coral da OAP/UFMG, regido pela maestrina Marilene Gangana.
     O Festival Internacional de Corais (FIC) deste ano homenageia o grande compositor mineiro Fernando Rocha Brant, conhecido como Fernando Brant. Nascido em Caldas/MG, em 09 de outubro de 1946, filho de Moacyr Pimenta Brant e Yolanda Rocha Brant, Fernando Brant participou do movimento musical Clube da Esquina, na década de 60, e, durante sua carreira, foi parceiro musical de diversos e renomados músicos.
     O grande poeta faleceu em 12 de junho de 2015, deixando obras imortais para os admiradores da MPB e de outras apresentações literárias. "Travessia" foi sua estréia no ramo musical, quando, em 1966, Milton Nascimento o convidou a colocar letra em uma melodia. A música, uma das grandes marcas mineiras na história da MPB, foi inspirada na obra "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa.
     O Coral Comunicanto possui, em seu repertório, várias de suas composições. Durante o FIC 2016, o coral escolheu algumas destas peças para apresentar e homenagear o compositor. Na apresentação de 14 de setembro de 2016 os coralistas Comunicantenses apresentaram o repertório:

- Ponta de Areia.
  Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant.
  Arranjo: Devanil Leandro;
- Quem sabe isso quer dizer amor.
  Composição: Márcio Borges e Lô Borges.
  Arranjo: Julio Cesar Faria;
- Encontros e despedidas.
  Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant.
  Arranjo: Julio Cesar Faria;
- Roupa nova.
  Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant.
  Arranjo: Julio Cesar Faria;
- Monte Castelo.
  Composição: Renato Russo.
  Arranjo: Julio Cesar Faria.

     Após sua apresentação, o Coral Comunicanto juntou-se à platéia presente para ouvir o Coral da OAP/UFMG, regido pela brilhantíssima maestrina Marilene Gangana. Para finalizar sua apresentação, o Coral da OAP fez um convite ao Coral Comunicanto para voltar ao palco e cantar "Carinhoso", sucesso de Pixinguinha, sob a regência da maestrina.

      Agora fica o convite:
     Quem assistiu e quer mais... Quem não pôde assistir... Fica o convite: o Coral Comunicanto se apresentará novamente neste sábado, 17 de setembro, às 10 horas no Centro de Cultura Belo Horizonte.


Postado em 16/09/2016 às 21:15.

Nenhum comentário:

Visitas

Passaram por aqui desde 11/02/2010: